01/08/2006

 
Crimes Macabros
     
   
  Editora: Pixel Media 180 paginas
   
   
  Preço: R$ 34,90 Formato: americano - cor
 
 
 
 
     

 

   
 

Data do Review:  01/08/2006

Por:  Lucas Cardoso    

Crimes Macabros – Um Conto de Cal McDonald
Roteiro: Steve Niles
Arte: Ben Templesmith

Crimes Macabros conta a história do detetive particular sobrenatural Cal McDonald, que após uma investigação mal-sucedida, se vê numa conspiração em que várias espécies de monstros se unem pela primeira vez com um terrível objetivo em comum.

Crimes Macabros reúne as cinco edições originais de Criminal Macabre e mais uma short story chamada Uma Carta de B.S, além de uma introdução de Rob Zombie e comentários do próprio Steve Niles.

Opinião:

“Em se tratando de caras hardcore, esse mala (Cal McDonald) faz um mutante barra pesada como o Wolverine parecer uma p**** de uma menina superpoderosa”
- Rob Zombie

Com uma crítica dessas, de um cara como Rob Zombie, minha mão ficou coçando para comprar este livro lançado pela Pixel Media. Claro que os nomes Steve Niles e Ben Templesmith, dupla da série 30 Dias de Noite tiveram um peso grande na decisão da compra.

O livro conta a história do detetive particular Cal McDonald, que por algum motivo, desde sua infância tem uma ligação macabra com o mundo sobrenatural. Por conta disso, Cal se tornou um cara amargurado, ranzinza, com problemas com drogas e bastante sarcástico, tudo o que um bom anti-herói deve ser.

A história começa com Cal dando um depoimento na delegacia falando de zumbis e vampiros e todo tipo de monstros e sobre alguns eventos que deram terrivelmente errado. Claro que os céticos policiais não acreditam nele, mas a história acontece em flashback e logo ficamos sabendo que o mundo de Cal é um mundo muito estranho, até para aqueles acostumados com estranhos mundos das trevas. Neste mundo, existem zumbis que vivem nos subterrâneos, mas possuem inteligência humana, vampiros que estranhamente não morrem com estacas no coração – ou será que morrem – e outros tipos de aberrações. Até mesmo o melhor amigo de Cal é um zumbi filósofo.

Certa noite, em uma investigação, Cal acaba descobrindo uma conspiração entre vampiros, zumbis e lobisomens e uma estranha ligação com pulgas e a partir disso a história se desenrola com muito sangue e humor negro. Falar mais é estragar o mistério. O interessante mesmo é ver como Steve Niles pegou a mitologia dos monstros que todos conhecemos, colocou tudo de cabeça pra baixo e mesmo assim manteve toda a coerência. Ele não deixa claro se a série pertence ao mesmo mundo das crônicas de Barrow, mas tudo indica que sim.

Já a arte de Ben Templesmith é um fenômeno à parte. O designer australiano faz um trabalho magnífico com desenhos rabiscados e pintura e só a arte dele já vale o preço do livro. Mal vejo a hora da Marvel ou a DC descobrirem o cara.

O livro é um prato cheio pra quem gosta de humor negro, HQs de horror ou simplesmente uma boa arte e um enredo criativo. Não chega a ser imperdível, mas vale cada centavo. Agora, verdade seja dita, o Detetive McDonald ainda vai ter que comer muito feijão pra se tornar um badass como Wolverine.



 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil