HQ NO BRASIL
 
  
 
16/09/2009

O Cortiço ganha adaptação em quadrinhos

O Cortiço é a mais nova edição da coleção Clássicos Brasileiros em HQ que a Editora Ática está apresentando na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A série traz adaptações em quadrinhos de grandes obras de autores consagrados da literatura brasileira, como O Alienista, de Machado de Assis; O Guarani, de José de Alencar; e O Cortiço, de Aluísio Azevedo. O próximo volume trará O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.



Em O Cortiço, o ilustrador Rodrigo Rosa e o escritor juvenil Ivan Jaf fizeram profunda pesquisa para recriar com rigor o tempo em que se passa a narrativa. Além de consultarem publicações e fotos que remetem ao século XIX, os autores realizaram constantes visitas a diversos pontos históricos do Rio de Janeiro, para a reconstituição nos quadrinhos e também do cenário em que se desenrolou a história. O Cortiço ganhou nova linguagem, mas preservou a acidez da crítica social e o humor presentes na obra de Aluísio Azevedo.



Já em O Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, a próxima obra da coleção, o roteiro ficou a cargo de Luiz Antonio Aguiar, com desenhos de Cesar Lobo, a mesma dupla que produziu a adaptação de O Alienista. O clássico narra a história do major Quaresma, nacionalista fervoroso, ingênuo, mas otimista, que luta pelo progresso do país e de suas instituições. A saga deste "Dom Quixote brasileiro" oferece um rico cenário para Lima Barreto criticar a burguesia carioca do início do século XX e a burocracia da República Velha.



A coleção Clássicos Brasileiros em HQ destaca-se pelo visual atraente e pelas adaptações que levam a assinatura de reconhecidos autores da literatura juvenil brasileira e de desenhistas consagrados. Os livros contam com suplemento de trabalho para o professor, um apêndice ilustrado, com fotos e imagens mostrando a repercussão da obra e suas mais diversas adaptações, além de trazer visões dos bastidores da produção de uma HQ. Os suplementos de leitura trazem sugestões de atividades em sala de aula e contextualizam as obras historicamente, o que permite ao professor fazer ligações com outras áreas, promovendo a interdisciplinaridade.



O Cortiço tem 80 páginas, formato 19 x 26 cm e custa R$ 22,90.



A Editora Ática, bastante conhecida devido à série de livros Coleção Vagalume, é uma das líderes no setor de livros escolares. Juntamente com a Editora Scipione forma a Abril Educação, líder no mercado de livros didáticos do setor privado.


  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil