HQ NO BRASIL
 
  
 
15/05/2009

O Pagador de Promessas em quadrinhos pela Agir

A Agir, selo da Ediouro, acaba de lançar a graphic novel O Pagador de Promessas, adaptação da famosa peça de Dias Gomes feita pelo quadrinista Eloar Guazzelli.

A história é um retrato da miscigenação religiosa no Brasil, destacada pelo confronto entre a ingenuidade e devoção do protagonista, em oposição à burocracia da instituição católica. Há também a crítica à eterna luta de classes, entre lavradores e grandes latifundiários.

O pagador de promessas é Zé-do-Burro, um simplório lavrador cujo maior bem é Nicolau, o burro que o ajuda na lavoura. Quando Nicolau sofre um acidente e fica à beira da morte, Zé faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal – carregar uma pesada cruz do interior onde mora até a igreja da Santa em Salvador. Depois de percorrer o penoso caminho, Zé-do-Burro é barrado nas escadarias da igreja por um religioso conservador, ficando impedido de cumprir sua promessa. Obstinado, o lavrador insiste em seu intento, causando um conflito que envolve a população da cidade.

O álbum é o segundo volume da coleção Grandes Clássicos em Graphic Novel da editora, iniciada em 2007 com o lançamento de O Alienista adaptado por Gabriel Bá e Fábio Moon.

O Pagador de Promessas tem 72 páginas no formato 21 x 28 cm e custa R$ 44,90.

Eloar Guazzelli Filho, especialista em quadrinhos e em desenho de animação, nasceu em 1962 no Rio Grande do Sul. É licenciado em Educação Artística e bacharel em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ilustra livros infantis, ministra oficinas de desenho e artes gráficas e, desde 1986, atua como diretor de arte para o cinema de animação, junto aos estúdios Otto Desenhos Animados e LMD, em Porto Alegre. Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai. Dentre seus trabalhos mais recentes, figuram os álbuns O Relógio Insano (Graffiti 76% Quadrinhos), além de Cidades Ilustradas – Florianópolis e O Primeiro Dia, pela Casa 21.



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil