HQ NO BRASIL
 
  
 
18/08/2008

Editora Ática lança O Alienista em quadrinhos

A editora Ática acaba de lançar, na 20ª Bienal do Livro de São Paulo, uma versão em quadrinhos da obra O Alienista, de Machado de Assis. O roteiro é de Luiz Antonio Aguiar, estudioso de Machado de Assis, e a arte é de César Lobo.



Na história, Simão Bacamarte é um respeitado cientista que se dedica a definir as fronteiras entre a razão e a loucura. Um dia, ele decide construir um hospital para tratar dos doentes mentais da pequena vila de Itaguaí. Lá são internados aqueles considerados “anormais” - os mentirosos, os falastrões e os vaidosos. Algum tempo depois, para surpresa geral, a situação se inverte – os internos são liberados e novos critérios dizem que os leais, honestos e justos são os insanos. O Alienista foi publicado originalmente em formato folhetim, nas páginas do periódico A Estação, entre 1881 e 1882.



A história já foi adaptada para os quadrinhos, com uma versão publicada ano passado pela Agir, criada pelos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon e outra no começo deste ano, por Lailson de Holanda Cavalcanti para a Companhia Editora Nacional.



As ilustrações foram feitas mediante pesquisas históricas e iconográficas, enquanto o roteiro procura se aproximar ao máximo do original. No final do álbum, há um apêndice que revela curiosidades sobre a época em que o texto original foi escrito e os “bastidores” da adaptação.



O Alienista tem 72 páginas no formato 19 cm x 26 cm e custa R$ 21,90. A edição integra a coleção Clássicos Brasileiros em HQ da editora.



A Editora Ática, bastante conhecida devido à série de livros Coleção Vagalume, é uma das líderes no setor de livros escolares. Juntamente com a Editora Scipione forma a Abril Educação, líder no mercado de livros didáticos do setor privado.


  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil