HQ NO BRASIL
 
  
 
15/05/2008

Projeto A Carta procura patrocinadores

A Carta é o nome do projeto para uma revista em quadrinhos, criada por Carlos Felipe Figueiras e Rodrigo Martins "Soldado". Os autores contam a história de um soldado brasileiro na Guerra do Paraguai.

O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e também foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (Lei do ICMS). Os autores agora procuram um patrocinador para publicar a HQ.

Na história de A Carta, Dimas é um soldado negro do exército brasileiro na campanha da Guerra do Paraguai. Um dia ele recebe, no acampamento de Tuiuti, uma carta da namorada que deixou no Rio. Nesse momento, o exército paraguaio ataca de surpresa, e Dimas, na condição de analfabeto, tenta desesperadamente encontrar alguém que possa ler a carta para ele.

Em meio à ação, o leitor conhece as circunstâncias que levaram Dimas a se alistar. A busca do protagonista serve como pano de fundo para mostrar o desenvolvimento da guerra do ponto de vista de um dos milhares de soldados que nela lutaram e ainda a atuação de grandes figuras, como o então presidente paraguaio Solano Lopez e o soldado Chico Diabo, famoso por capturar o ditador paraguaio no momento derradeiro da guerra.

Além da HQ, a revista trará três textos didáticos escritos pelos historiadores Ronaldo Vainfas, Ricardo Salles e Martha Abreu. Além disso, 10 desenhistas convidados, entre eles Julio Shimamoto, Gabriel Bá, João Ruas e Rafael Albuquerque contribuirão com ilustrações para uma galeria de imagens.

No blog do projeto (clique aqui para conhecer), há várias páginas prontas e maiores detalhes sobre a iniciativa. Os interessados em patrocinar A Carta devem entrar em contato com Rodrigo, através do e-mail: rodrigosoldado@yahoo.com.br.



  facebook

 

 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil