HQ NO BRASIL
 
  
 
18/01/2008

Peça teatral de Ruy Jobim Neto estréia em São Paulo

Estreou nessa quinta-feira, 17 de janeiro, a peça teatral Do Claustro, escrita pelo cartunista gaúcho Ruy Jobim Neto. A direção é de Eduardo Sofiati e no elenco estão Débora Aoni e Carolina Mesquita.

A trama se passa em Salvador, em 1692, dentro de uma cela individual no Convento de Santa Clara do Desterro. Hoje, o convento é um colégio franciscano. A Irmã Mariana, às portas da morte, tenta convencer a Irmã Cecília a cometer um ato ousado para salvar a vida de um homem, um poeta-advogado por quem está apaixonada. Ele está preso e ameaçado de degredo para a África. Mariana está enclausurada e detém uma fortuna sob a forma de dote. A história é relatada em segredo de confissão, com doses picantes de sexo e violência. Cecília, nesse meio tempo, começa a sentir uma atração avassaladora por Mariana.

A peça é inspirada na trajetória de Gregório de Matos, misturada com o desespero pulsante da sóror Mariana Alcoforado, autora das Cartas Portuguesas. Ruy Jobim realizou uma extensa pesquisa para escrever a história das duas freiras. O cartunista consultou livros históricos e viajou à Bahia para coletar dados.

A historiadora baiana Laís Viena de Souza atuou como consultora do texto. Do Claustro reuniu em sua equipe de produção os talentos de Fernanda Levy (preparadora de elenco), o maestro romeno Gerson Grünblatt (autor da trilha sonora original), Nilton Ruiz (cenografia), Ray Lopes (designer do figurino) e Amália Pereira (assessora de imprensa).

Do Claustro tem apresentações às quinta-feiras, 22h30, no Espaço dos Satyros 1, que fica na  Praça Roosevelt, 214. A entrada custa R$ 20,00 (inteira) e a temporada se encerra dia 13 de março.

Ainda em março, a peça estará em cartaz no Fringe 2008, mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba; e em abril haverá apresentações na sede da Cia. de Teatro Contemporâneo, em Botafogo, no Rio de Janeiro, dias 5, 6, 12 e 13 de abril, sábados às 21 horas e domingos às 20 horas.

O cartunista, cineasta e crítico de cinema gaúcho Ruy Jobim Neto é mais conhecido por ser o criador do cão Jarbas, que protagoniza tiras cômicas de mesmo nome. Sua carreira começou no final da década de 70, colaborando com tiras cômicas e passatempos para suplementos infantis de alguns jornais. Publicou seus quadrinhos pela primeira vez na revista Painel, de José Vicente Tezza. Também editou, junto com Ney Pereira da Silva, a revista Agaquê, impressa em maio de 1986.



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil