MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
21/12/2012
REVIEW - LIVRO: STAN LEE - O REINVENTOR DOS SUPER-HERÓIS
 
 
Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis
 
 
 
 
 
 
 
 


Roberto Guedes
já é um nome bem conhecido do mercado de quadrinhos brasileiros. Editor, roteirista, jornalista, tradutor, entre outras coisas mais, Guedes já trabalhou em diversas editoras. Quem já conversou com a figura, sabe que ele tem grande admiração pelo Universo Marvel, principalmente pela principal pessoa a construí-lo: Stan Lee.

Essa admiração foi o motivador que levou Guedes a escrever o livro Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis, um tipo de biografia do mais importante autor de super-heróis da história. Digo “um tipo de”, pois a obra foge um pouco do lugar comum. Quando ouvimos falar sobre biografias, logo pensamos em alguma revelação bombástica, infâncias tristes e outros pontos negativos de pessoas famosas.

Neste caso, passamos longe disso. Quem, assim como Guedes, já admirava Stan Lee, até já sabe muito do que está contido no livro, ao menos as partes sobre a vida profissional de Stan. O que conquista o leitor são exatamente os detalhes, os causos muitas vezes divertidos de uma vida cheia de trabalho, curiosidades e outras figuras ilustres.

Quem sabe pouco sobre Stan, tem em mãos um livro que detalha os mais importantes momentos da sua carreira e vida pessoal, desde seu primeiro serviço, passando por suas principais inspirações, a parceria com Jack Kirby (motivo de discussão entre fãs e profissionais do meio – e que no livro é vista por diferentes pontos de vista) e muito mais.

O que poderia se tornar didático, até enfadonho, graças à habilidosa escrita de Guedes se transforma em algo bastante fluído, uma leitura verdadeiramente divertida, tanto quanto seu objeto de estudo. Não bastasse a vida movimentada de Stan, sua trajetória se confunde com a da própria Marvel Comics, pelo menos em suas primeiras décadas de vida.

Garantia de bons momentos e informações tanto interessantes quanto relevantes, Stan Lee: O Reinventor dos Super-Heróis é indispensável para quem deseja conhecer mais sobre o mercado americano de quadrinhos, revelando itens de bastidores que em alguns casos jogam nova luz sobre assuntos espinhosos, e em outros simplifica de maneira irreverente o que parecia muito complicado.

Stan Lee: O Reinventor de Super-Heróis (1ª edição, 2012) – De Roberto Guedes – capa de Sebastião Seabra – 160 páginas – formato 16 x 23 cm – R$ 44,90 – Kalaco Editorial

Veja também:
- Notícias diversas sobre Stan Lee

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil