MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
22/10/2015
REVIEW - DVD: TERREMOTO - A FALHA DE SAN ANDREAS
 
 
Terremoto: A Falha de San Andreas
 
 
 
 
 
 
 
 


No passado, filmes catástrofe eram o gênero da vez, os grandes blockbusters, como hoje são as aventuras dos super-heróis. Porém, com o passar do tempo, o gênero foi enfraquecendo. Em primeiro lugar pelo fato da fórmula se repetir demais. Sem alcançar o mesmo sucesso, os estúdios foram deixando de lado produções no estilo. Vez por outra surge algo digno de nota, como O Dia Depois de Amanhã, mas é mais comum termos longas mais discretos como No Olho do Tornado ou até a verdadeira catástrofe que foi 2012.

E eis que temos Terremoto: A Falha de San Andreas (San Andreas) que, como o nome deixa óbvio, mostra a tragédia se instaurar na costa oeste americana quando a famosa falha desencadeia uma sequência de terremotos. Se mesmo na década de 1970 a ordem no gênero era o exagero, imagine só agora com os efeitos especiais da atualidade.

O protagonista é Ray (Dwayne Johnson), um piloto de helicópteros de resgate que em meio ao desastre parte sozinho para resgatar sua família: Emma (Carla Gugino), a esposa de quem está se separando; e Blake (Alexandra Daddario), a filha do casal.

Outros nomes conhecidos fazem parte do elenco. Paul Giamatti é o único de real destaque, vivendo o pesquisador que tenta alertar a todos. Ioan Gruffudd interpreta Daniel, o novo namorado de Emma, o típico personagem que só serve para torcermos pelo reatamento do casal original. A cantora Kylie Minogue aparece pouquíssimo e irreconhecível como Susan, irmã de Daniel. Outro que até esquecemos que estava lá é Colton Haynes, o Arsenal de Arrow, que vive um integrante da equipe de Ray. Archie Panjabi, do seriado The Good Wife, tem um pouco mais de relevância como a repórter Serena.

Por mais que tente criar um trauma pregresso na família de Ray para tentar dar um pouco mais de profundidade, a verdade é que o que todos se importam mesmo num filme assim é o absurdo e a ação. E nisso Terremoto: A Falha de San Andreas não decepciona nem um pouco.

O ritmo é bem dosado. Embora a ação predomine, existem pequenas pausas para o humor e um pouco de desenvolvimento dos personagens, felizmente, em sua maioria, carismáticos o bastante para não quebrarem a narrativa. Os exageros são sem dúvida o grande atrativo: tsunamis, prédios desabando, pessoas morrendo aos montes. É disso que um filme catástrofe precisa para ser considerado bem-sucedido. E é isso que Terremoto: A Falha de San Andreas entrega, uma boa diversão descerebrada, perfeita para se curtir numa sala 4D, chacoalhando junto aos protagonistas.

Elenco: Dwayne Johnson, Alexandra Daddario, Archie Panjabi, Paul Giamatti, Ioan Gruffudd, Archie Panjabi, Colton Haynes. Direção: Brad Peyton.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados; sendo ainda apresentador do programa HQ&CIA.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de Terremoto: A Falha de San Andreas
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil