MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
22/10/2015
REVIEW - LIVRO: STAR WARS - PROVAÇÃO
 
 
Star Wars - Provação
 
 
 
 
 
 
 
 


A decisão da Aleph em trazer de volta ao Brasil os livros de Star Wars conquistou completamente os fãs da saga, afinal, estamos muitos anos e obras atrasados por aqui. Por conta disso, a editora vem lançando livros de diversos períodos em paralelo. Os que ostentam o selo Legends na capa são os do antigo Universo Estendido, que agora está sendo descartado em prol da nova cronologia que gira em torno da nova trilogia que começa em dezembro nos cinemas.

Star Wars: Provação, de Troy Denning, é uma obra do antigo Universo Estendido, um verdadeiro adeus a essa linha que por décadas conduziu os fãs por aventuras em períodos de tempo variado, criando novos personagens, matando outros, mas quase sempre explorando o mundo de Star Wars muito mais dos que os próprios filmes.

Em Provação, Luke Skywalker e companhia já estão bem coroas. Luke é o Grão-Mestre da Ordem Jedi, se recuperando de graves ferimentos depois de um confronto com os Sith. A trama começa quando o casal Han e Leia Solo (já uma experiente Jedi) atende a um pedido de ajuda de seu velho amigo Lando Calrissian, que está tendo problemas com piratas em seu novo empreendimento.

Claro, as coisas não são tão simples assim, e logo Jedi, Sith, Mandalorianos e outros se envolvem num novo confronto, que tem toda a cara de despedida depois de anos e anos de aventuras ininterruptas. E de fato é a despedida do antigo Universo Estendido.

Infelizmente, um universo tão rico, mesmo que agora desconsiderado, merecia uma despedida melhor. Denning começa a história muito bem, criando mistério e introduzindo personagens aos poucos. Mas, de repente, tudo muda, as coisas se tornam corridas e confusas demais, até que chegamos a uma conclusão totalmente anticlímax que ainda por cima é metafísica demais.

Os personagens clássicos ainda têm sua "voz", mas os novos parecem não ter muita identidade, não são minimamente desenvolvidos. Para piorar, tudo se torna ainda mais confuso para o leitor brasileiro pela falta de conhecimento que temos, afinal existem na obra em abundância personagens, conceitos e situações que foram desenvolvidos por anos, mas que nunca vimos antes na vida.

Com uma história que no final das contas não leva a lugar nenhum, vilões fracos e toda a confusão causada pelo mal desenvolvimento e o "delay" dos livros no Brasil, Provação acaba sendo mesmo uma decepção.

Star Wars: Provação (1ª edição, maio de 2015) – Troy Denning - Tradução de Alexandre Mandarino - 408 páginas - formato 16 x 23 cm - R$ 39,90 – Aleph.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados; sendo ainda apresentador do programa HQ&CIA.

Veja também:
- Notícias diversas sobre Star Wars
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil