MATÉRIAS/REVIEWS
 
  
 
22/10/2015
REVIEW - CINEMA: A COLINA ESCARLATE
 
 
A Colina Escarlate
 
 
 
 
 
 
 
 


Depois de Hellboy e Círculo de Fogo, muitos começaram a achar que Guillermo del Toro abandonaria de vez seus terrores mais tradicionais para entrar de vez no mundo do cinema mainstream. Pensaram errado.

A Colina Escarlate (Crimson Peak) marca o retorno do diretor e roteirista ao seu domínio natural, pegando o terror mais básico, mas contando uma história cheia de críticas certeiras e visuais marcantes.

Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas) intepreta Edith Cushing, uma aspirante a escritora que acaba se apaixonando pelo misterioso Thomas Sharpe (Tom Hiddleston, o Loki dos filmes da Marvel). Ela se entrega a esse amor e vai morar na propriedade da família Sharpe, onde começa a desvendar os segredos sombrios de Thomas e sua irmã, Lucille (Jessica Chastain, de Interestelar).

Com muita habilidade, del Toro cria uma obra que tem mais suspense do que terror propriamente dito, em muitos momentos nos remetendo aos clássicos da Hammer, seja em cenários e figurinos ou no próprio clima estabelecido. O elenco está muito bem, principalmente Hiddeston e Chastain, neste caso, perturbadoramente bem.

Só que o mais importante em A Colina Escarlate é mesmo a composição criada por del Toro. Mais do que em boa parte de suas obras anteriores, aqui o mexicano se entrega a cenas mais pesadas e momentos de susto, mas sem cair no banal, tudo funciona em prol da construção de um filme denso, pesado, onde o sobrenatural passa mais tempo em segundo plano e, mesmo quando surge, não exerce o papel esperado pela maioria.

Embora tenha um grande problema de ritmo em sua metade, A Colina Escarlate prende-nos na poltrona, susto a susto, revelação a revelação, explorando uma metafísica interessante ao criticar alguns clichês (principalmente a "obrigação" de filmes ou livros se concentrarem em algum romance) através do trabalho da protagonista.

Elenco: Tom Hiddleston, Mia Wasikowska, Jessica Chastain, Charlie Hunnam, Doug Jones.
Direção: Guillermo del Toro.

Leonardo Vicente Di Sessa é jornalista e crítico de tudo relacionado à cultura pop. Além de colaborar com o HQ Maniacs, mantém também o Fala Animal! - http://fala-animal.blogspot.com.br -, blog sobre quadrinhos, cinema e seriados; sendo ainda apresentador do programa HQ&CIA.

Veja também:
- Galeria de imagens do filme
- Notícias, vídeos e notas de produção de A Colina Escarlate
- Outros reviews e matérias

  facebook


 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil