HQ NO BRASIL
 
  
 
05/10/2015

Spam: coletânea só com mulheres

A Zarabatana Books anunciou para novembro Spam, uma coletânea de quadrinhos com 80 páginas no formato 16 x 23 cm e preço de R$ 44,00.

Você já deve ter recebido mensagens dos amigos Marcelo, Antônio, Marcos ou das amigas Paula, Rebeca, Renata oferecendo oportunidades incríveis, ofertas imperdíveis ou um desempenho miraculoso.  Sim, são os e-mails que chegam diariamente, tomando nosso tempo e imaginação, enchendo a caixa de spam e a paciência.

A editora convidou cinco quadrinistas para desenvolverem o tema spam em histórias em quadrinhos: Cynthia B., Samanta Flôor, Camila Torrano, Germana Viana e Cátia Ana.

A personagem feminina construída e produzida no registro masculino não coincide com a mulher. É o que emerge ao analisarmos a literatura, o cinema e também as Histórias em Quadrinhos. Entra aí um discurso que permeia a idealização da mulher dentro dos papéis a ela atribuídos: ou há uma sublimação do objeto amado (exaltação esta feita dentro do código masculino) ou ela é execrada. Não é absolutamente o caso desta coletânea da Zarabatana Books feita por cinco mulheres. Não há exaltação nem execração. São histórias vistas sob o olhar feminino, de imagens explícitas e conteúdo implícito. As autoras nos mostram alguns spams com todos os significados que isto possa conter. As desenhistas da coletânea Spam  fazem muita diferença no conjunto das Histórias em Quadrinhos brasileiras. Sem rótulos e de forma natural, contribuem para dar maior visibilidade do olhar feminino pelo outro lado do espelho.” diz Sonia M. Bibe Luyten em sua apresentação da edição.

Germana Viana é quadrinista, autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço e integrante do coletivo de quadrinhos CBGibi. Ela também trabalha com ilustração, letreiramento e design.

Samanta Flôor mora entre Porto Alegre e Pelotas. É formada em Arquitetura pela UFPel (2004). Trabalha como ilustradora e cartunista freelancer para editoras e para publicidade. Em 2013 lançou o álbum Toscomics pela Café Espacial/Marca de Fantasia; realizou uma exposição individual em Beja, Portugal, e participou da publicação independente One Page Movie. Em 2015 lançou seu segundo livrinho infantil: O Astronauta de Pijama (Marsupial) e participou do Guia Culinário do Falido (Balão Editorial).

Cynthia B., nascida no Rio de Janeiro em 1986 é cartunista formada em medicina. Ela já publicou na Folha de S. Paulo, na revista Piauí e em diversas em revistas independentes, inclusive nas duas edições da Golden Shower, que ela mesma editou. Atualmente está fazendo uma residência artística na Maison des Auteurs, em Angoulême, França, escrevendo seu primeiro livro sobre seus anos de estudante de medicina.

Cátia Ana é quadrinista e programadora visual na Universidade Federal de Goiás. Publicou de 2010 a 2015 a webcomic O Diário de Virgínia, que concorreu, em 2011 e 2015, ao troféu HQMix na categoria webquadrinhos. Participou das três últimas edições da exposição Batom, Lápis e TPM em Piracicaba, São Paulo.

Camila Torrano é quadrinista, ilustradora e concept artist para games. Nunca bateu bem da cabeça (nas palavras de seu próprio pai) e logo cedo mostrou-se uma criança com gosto estranho por obras de Terror. Além disso, não parava de desenhar. Em 2012 publicou seu primeiro trabalho solo: A Travessia (Escrita Fina Edições). Atualmente trabalha com games, faz freelance e continua sua produção de quadrinhos e ilustrações autorais.

A Zarabatana Books é uma editora de Campinas, que iniciou as atividades em 2006, publicando o álbum O Prolongado Sonho do Sr. T. Sua proposta é publicar obras de artistas mundiais que se destaquem pela qualidade e originalidade.

Veja mais sobre a Zarabatana Books

Veja mais sobre HQ no Brasil

 


  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil