HQ INDEPENDENTE
 
  
 
09/09/2010

Destemido: HQ biográfica de um sobrevivente

Destemido trata-se da adaptação para os quadrinhos de alguns dos episódios incomuns (e praticamente cinematográficos) da vida do húngaro Mihály Oláh, que está no Brasil desde 1948. Com 100 anos de idade completos no dia 12 de junho passado, o sr.Mihály (pronuncia-se “Mirrai”) foi prisioneiro dos nazistas durante a II Guerra Mundial, fez parte de um esquadrão antibombas do qual apenas ele sobreviveu, foi salvo e salvou o General Tito da Iugoslávia, atuou como informante dos Aliados...

Após a Guerra, veio para o Brasil, onde trabalhou como mordomo na recém inaugurada Brasília, como padeiro, marinheiro (época em que conheceu Nelson Mandela na prisão) e até como garimpeiro em Serra Pelada no início dos anos 1980. Atualmente, o sr.Mihály mora numa humilde vila vicentina em Divinópolis, Minas Gerais, contando suas inusitadas aventuras com seu sotaque característico.

O livro Quatro Ideologias e Um Destino, lançado em 2007, traz as narrativas feitas pelo velho húngaro para duas psicólogas que estagiavam na vila. A graphic novel Destemido traz algumas dessas narrativas ilustradas e aventuras que não foram relatadas no livro. A preciosidade da experiência humana do sr.Mihály foi reconhecida de tal forma que o Campus da Universidade Federal de São João del-Rei, em Divinópolis, garantiu a impressão da graphic novel, que conta com 128 páginas, capa em cores e formato americano.

Destemido traz uma galeria de talentos com os mais variados estilos, como Daniel Brandão (MSP50), JJ Marreiro (MSP+50), Wellington Santos (Vulto, o Vigilante), Hélio Oliveira (Mundo dos Super-Heróis), André Silva (Ultra L.I.N.S.), entre outros.

A HQ tem seu lançamento no dia 15 de setembro, às 18 horas, no anfiteatro da UFSJ Campus Dona Lindu – Rua Sebastião Coelho, 400, Chanadour, Divinópolis, Minas Gerais – com a presença do sr. Mihály Oláh e dos artistas que ilustraram suas histórias.

A revista também pode ser adquirida através do e-mail mihalyolahdestemido@gmail.com.

Veja mais notícias



  facebook

 

 



 


 

Seções
HQ Maniacs
Redes Sociais
HQ Maniacs - Todas as marcas e denominações comerciais apresentadas neste site são registradas e/ou de propriedade de seus respectivos titulares e estão sendo usadas somente para divulgação. :: HQ Maniacs - fundado em 19.08.2001 :: Brasil